segunda-feira, 7 de maio de 2012

GRANITO: O "OURO DO ASFALTO".

ALUNOS DA UNISANTANNA
VISITAM PEDREIRA NA ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO QUE EXPLORA GRANITO:  O "OURO DO ASFALTO".

No último dia 14 de abril os alunos dos terceiros semestres dos cursos de Geografia e de Tecnologia em Gestão Ambiental e os Profºs Ronaldo Malheiros Figueira e George Alfredo Longhitano visitaram a  Pedreira Embu - Unidade Juruaçu que explora granito na região de Perus, zona norte da Cidade de São Paulo.


Os recursos minerais, que são classificados como recursos naturais não renováveis, são de extrema importância para o homem por constituem a matéria prima para as construções que nos abrigam, as obras de engenharia de transporte e saneamento, os meios de transportes, além de outros produtos imprescidíveis para as nossas vidas e que muitas vezes não paramos para associá-los a estes recursos.

O Geólogo, Geógrafo  e Professor Ronaldo Malheiros orienta a turma de estudantes da Unisantana sobre os procedimentos da extração de materiais.

A visita proporcionou aos nossos alunos um contato com os materiais (rochas e solos) que ocorrem na região e todo o processo de extração do granito e seu beneficiamento que resulta na brita utilizada na construção civil, daí o termo "ouro do asfalto". Além destes materiais, nossos alunos tomaram conhecimento de todos os aspectos sócio-ambientais  que envolvem toda a atividade de mineração e todas as possibilidades de atuação profissional tanto dos futuros licenciados e bacharéis em geografia como os Tecnólogos em Gestão Ambiental.

ao fundo avista da pedreira

Dentro dos aspectos ambientais as unidades da Pedreira Embu primam por um trabalho que em todas as suas fases mostram sua preocupação com as questões ambientais comprovando que é possível compatibilizar o processo de extração do granito com a recuperação e preservação do meio ambiente. Além constatarem estes aspectos, os nossos alunos também conheceram os trabalhos do Instituto Embú de Sustentabilidade que envolvem os colaboradores da empresa de mineração, bem como as comunidades do entorno reforçando a atuação sócio-ambiental e abrindo possibilidades de parcerias com o Centro Universitário Sant´anna.

fonte : Release por ROMA para Unisantanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário