quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A AMAZONIA É NOSSA ?


ROTEIRO ECO SIENA
Amazônia/Pará - Brasil

Por: MONIQUE SERRANO
Viajantes, aventureiros e exploradores que procuravam riquezas espalhavam mundo afora mitos e fantasias. De todos, o mito mais persistente parece ter sido sempre o da superabundância e da resistência da natureza da região Norte: florestas com árvores altíssimas que penetravam nas nuvens, frutos e flores de cores e sabores indescritíveis, rios largos a se perderem no horizonte; povoadosde animais estranhos e abundantes por todo o chão; pássaros cobrindo o céu e colorindo-o em nuvens de penas e plumas de todo as cores.
Manaus – foto aérea
A Amazônia fica na América do Sul e é um continente que compreende a porção meridional da América. Sua extensão é de17.819.100 km², abrangendo 12% da sua superfície terrestre, porem só tem 6% da população mundial. Une-se á América Central, ao norte, pelo istmo/canal do Panamá.
Transamazônica – Rurópolis - PA
A herança da colonização européia, o brasileiro, e o povo amazônico, em particular, apresentam traços do índio, o branco e o negro, como nenhum outro povo no mundo.

Ribeirinhos, índios, seringueiros, garimpeiros, pescadores, operários, executivos.
Comunidade Ribeirinha - Rio Amazonas sentido Manaus –Óbidos - AM

A partir da década de 1920, Henry Ford, o pioneiro da indústria americana de automóveis, empreendeu o cultivo de seringais na Amazônia criando 1927 a cidade de Fodlândia e posteriormente 1934 Belterra, no oeste do Pará, especialmente para este fim, com técnicas de cultivo e cuidados especiais, mas a iniciativa não logrou êxito já que a plantação foi atacada por uma praga nafolhagem conhecida como mal-de-folhas, causada pelo fungo Microcyclus ulei.
Cidade de Aveiro –Fordlândia - PA
No que tange á fauna e a flora, a reserva procuraria guardar para o Brasil futuro um testemunho do Brasil do Descobrimento, considerando-se a descaracterização violenta pela qual vem passando a nossa reserva natural.
Transamazônica - Sentido Itaituba - PA
Ali, a reserva mostraria ao Sul os últimos descampados e cerrados do Brasil Central – para através de uma transição busca mostrar ao Norte, com toda a exuberância, a Hiléia Amazônica caracterizada pelas seringueiras, cachoeiras,castanheiras e as gigantescas sumaumeiras.


TRANSFORDLÂNDIA – ESPECIE SUMAUMA - PA
A nova imagem do índio, trazida pelos Villas Bôas á nossa sociedade, era a de uma sociedade equilibrada, estável, erguida sobre sólidos princípios morais e donos de um comportamento ético que sustentava uma organização tribal harmônica. A esse respeito Claudio Villas Bôas teria dito, certa feita:
“Se achamos que nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela terra, é acumular riquezas, então não temos nada a aprender com os índios. Mas se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família, e dentro de sua comunidade, então, os índios têm lições extraordinárias para nos dar.”
Comunidade São Domingos - Flona Tapajós-PA
Para muitos, a Internacionalização da Amazônia, como apropriação e ocupação de território, é apenas uma lenda, um mito, um fantasma, para as Forças Armadas Brasileiras ela é uma possibilidade.
Porto de Manaus

“Os militares brasileiros hoje analisam que a situação não é propriamente de perigo, mas que remete, projeta, um conflito futuro para daqui a 30ou 40anos como inimigo mais provável: os EUA”.
 


Hidroviária de Manaus

Segundo o amplamente aceito princípio da soberania nacional, o Estado Brasileiro tem o direito e sobretudo o dever de governar seu território em nome de seus cidadãos, não sendojustificável nenhuma intervenção externa; por outro lado, tem sido reconhecida a importância do uso sustentável do bioma, sendo esta a promessa dos governantes deste país.
Praia da Lua – Rio Negro - Manaus - AM

Achamos que a Amazônia precisa produzir benefícios para todos os seres humanos. Mas, temos que dizer em alto e bom som que quem cuida da Amazônia é o Brasil. Quem decide o que fazer na Amazônia é o Brasil.
Flona Tapajós - PA

Viagem realizada em jan/fev 2014

Na companhia de Renato Rosseti – Engenheiro Mecânico e Gestor Florestal

Viabilizador e amigo de estudo: Sidney Mesquita– Engenheiro Florestal e Secr. do Meio Ambiente de Trairão - PA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário