quinta-feira, 23 de agosto de 2012

E Agora !!! Como faço com o Saneamento Basico de minha cidade?


Os Gestores Municipais que vão iniciar o seu mandato a partir do próximo ano terão de agir muito rápido na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, sob pena de ver minguar os recursos para o setor.
Por força da Lei 11.445 de 2007 e do decreto 7.217 de 2010, a partir de janeiro de 2014, deixarão de receber recursos da União para a área de saneamento, as cidades brasileiras que não tiverem apresentado um esboço dos serviços necessários de coleta e tratamento de esgoto, bem como os relacionados à distribuição de água potável e de escoamento pluvial (chuvas).
Levantamento divulgado ontem (22) pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) indica que, embora a adesão à nova exigência tenha crescido, em 2012, 42% em comparação com 2011, apenas 11% dos municípios do país apresentaram os seus planos, ou 592 cidades, até o encerramento do primeiro semestre.
A maioria, 69% dessas localidades, concentra-se nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Já os sistemas regulados aumentaram 19%, passando de 1.896 cidades para 2.296. No entanto, os órgãos reguladores estão presentes em menos da metade do país, ou em 41,3% dos municípios.
Quando Falamos em Planejamento de Cronograma de Produção, podemos afirmar que em um todo o Brasil é um país muito mal administrado. Veremos o papelão que o País realizara nos próximos anos seguidos e copa do Mundo e Olimpíadas.  A improbidade Administrativa flertara com a urgência da realização das obras, que não são para o bem comum da população brasileira, mas sim para uma plateia internacional que vira para um show de pantomimas descomunais...

Um comentário:

  1. Curitiba tem o melhor saneamento entre as capitais.
    População atendida com água tratada e com rede de esgoto determina o posição no ranking.
    monique serrano.

    ResponderExcluir