domingo, 29 de maio de 2011

EXEMPLO CORRETO DE RECUPERAÇÃO,MONITORAMENTO e CONTROLE AMBIENTAL DE AREAS DEGRADADAS


Trabalho de Pesquisa Universitária  

RECUPERAÇÃO,MONITORAMENTO e CONTROLE AMBIENTAL DE AREAS DEGRADADAS
RELATÓRIO DIGITAL ABORDANDO A ÁREA REABILITADA DO ANTIGO INCINERADOR DE PINHEIROS.
  • CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA
  • ASPECTOS DA ÁREA DEGRADADA
  • CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO
  • AVALIAÇÃO ATUAL DA ÁREA REABILITADA






PRAÇA VICTOR CIVITA
 
 
CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DA PRAÇA VICTOR CIVITA:
A Praça Vitor Civita fica localizada em um terreno com área de 13,6 metros quadrados situado no Bairro de Pinheiros onde antigamente funcionava o incinerador de Pinheiros.
A Praça é um exemplo para a população Paulistana de como um ambiente degradado pode ser revitalizado. Por quase 60 anos a área foi utilizada como deposito de lixo, sucata e local para Incineração de resíduos sólidos e orgânicos.
Após um convênio de cooperação firmado entre a Prefeitura de São Paulo o Grupo Abril e inúmeras empresas parceiras houve a oportunidade para a execução do projeto de revitalização do local. 
A Emurb (Empresa Municipal e Urbanização) foi á responsável pelas diretrizes de recuperação de toda a área.
Para iniciar o Processo foi necessário avaliar o grau dos passivos contaminantes no local. Através da coleta de amostras de solo, e resíduos retirados das paredes do incinerador em diferentes partes do terreno. Chegou-se a um resultado comum e determinante para a tomada de decisão sobre os caminhos métodos e técnicas a serem colocadas em pratica no processo de reabilitação.

Utilizando EPI´s de ultima geração, os técnicos e operários fizeram uma raspagem de todas as paredes e ambientes, retirando assim um grande volume de cinzas e materiais contaminantes do ambiente. Após esta faze realizaram um processo de Desinsetização de toda a área e posteriormente avaliaram e determinaram com base em um termo de referencia emitido pela Cetesb  qual das ações seriam adotadas no processo:A Descontaminação,Remediação ou a Contenção...
Foi determinado então que o processo adotado para a reabilitação daquela área seria o processo de CONTENÇÃO.



Dentre os processos existentes para a reabilitação de áreas contaminadas destacam-se os seguintes:
Descontaminação: Neste processo todo o solo contaminado do terreno deve ser removido e retirado do local e assim trocado por solo novo sem contaminação. No caso da Praça Vitor Civita isto seria inviável.
Remediação: Processo mais aconselhado para pequenas áreas, trata-se da recuperação do solo por ação de agentes biológicos e químicos. A fitoremediação seria a adoção do plantio de espécies de plantas que bloqueariam as ações contaminantes por forma de filtragem. Este processo seria muito caro e levaria  ao menos 250 anos para gerar um resultado na praça.
Contenção: Foi o processo escolhido para ser trabalhado na praça Victor Civita. Na Contenção o solo ou área contaminada é Isolada  para o contato direto através de uma impermeabilização do solo. No caso da Praça Victor Civita a área recebeu uma camada de 50 cm de solo novo alem de passeios elevados. Os passeios elevados foram produzidos com aço reciclado e madeira certificada.

Pesquisa /texto e Fotos por:  Rogério Tadeu Ribeiro Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário