segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Gruta vai a Cidade de São Sebastião e visita a Fundação do Mar.

O Biólogo Carlos Passinho e os Tecnólogos em Gestão Ambiental, Ramon Santos e Rogério Nogueira visitam 
a cidade de São Sebastião em busca de novos conhecimentos.

Vamos Falar um pouco sobre a Poluição Marinha, o G.R.U.T.A  foi a campo neste ultimo final de semana e visitou o museu da Fundação do Mar, localizado na Praia Grande São Sebastião- São Paulo onde o tecnologos ambientais trocaram informações sobre poluição marinha com o pessoal da Fundação.
Entenda agora um pouco mais sobre os fatores que preocupão os estudiosos do meio e principalmente da Região de São Sebastiãoe litoral norte do estado de São Paulo.

Assista o video e entenda um pouco mais


<Desde sacolas plásticas a pesticidas todo lixo que produzimos eventualmente atinge os oceanos. A Poluição Marinha é algo que vem ocorrendo cada vez mais com maior freqüência e pode ainda dizimar espécies aquáticas.
Um dos maiores atrativos turísticos do país - o litoral - está ameaçado. Os ambientes marinhos não são afetados apenas por vazamento de petróleo e lançamento de esgoto.
Os cascos de navios, por exemplo, costumam ser recobertos por substâncias venenosas. Elas são aplicadas visando impedir a formação de uma película de organismos vivos que cresce aderida ao casco das embarcações e é indesejável para o transporte marítimo, pois aumenta o atrito com a água reduzindo a velocidade.



Atualmente, existem numerosas indústrias que produzem resíduos com elevadas concentrações em metais pesados e que podem afetar o meio aquático. Nos invertebrados e outros organismos, a acumulação de metais pesados nos sedimentos marinhos faz com que passem à cadeia trófica, iniciando a acumulação biológica de metais como o chumbo, cádmio, mercúrio, entre outros.
.

O lixo sólido, assim chamado, também prejudica o ambiente marinho. Sacolas de plástico, bexigas, garrafas de bebida, sapatos, redes de pesca, rótulos e embalagens em geral são algumas das diversidades que se encontra no fundo do mar, isso acontece devido às pessoas não jogarem de forma correta o lixo, praticamente tudo que é jogado de forma impensada acaba atingindo os oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário